Tomografia Computadorizada
A tomografia computadorizada (TC) é um tipo de exame de imagem que combina uma série de radiografias para criar imagens transversais e detalhadas das estruturas internas.
Este exame não causa dor e qualquer pessoa pode realizá-lo, no entanto, as grávidas devem, de preferência, fazer outros exames em alternativa, como ultrassom ou ressonância magnética, pois a exposição à radiação é maior na tomografia.

A tomografia computadorizada serve para:
- Ajudar no diagnóstico de doenças musculares e ósseas;
- Identificar a localização de um tumor, infecção ou coágulo;
- Determinar o tamanho de um tumor;
- Avaliar metástase;
- Detectar e monitorar doenças e lesões;
* Monitorar a resposta ao tratamento de doenças.
A tomografia computadorizada permite diferenciar os diferentes tipos de tecido e, assim fornecer imagens mais detalhadas dos órgãos e que não conseguem ser bem observadas através de uma radiografia.
A tomografia computadorizada serve para:

- Tomografia de crânio: indicada para investigação de traumas, infecções, ocorrência de hemorragia, hidrocefalia ou presença de aneurismas;
- Tomografia de abdômen e de pelve: solicitada para avaliar a evolução de tumores e abscessos, além de verificar a ocorrência de apendicite, litíase, malformação renal, pancreatite, pseudocistos, lesões no fígado, cirrose e hemangioma.
- Tomografia de membros superiores e inferiores: utilizada para lesões musculares, fraturas, tumores e infecções;
- Tomografia de tórax: indicada para investigação de infecções, doenças vasculares, rastreamento de tumores e avaliação da evolução de tumores.
Normalmente as tomografias de crânio, tórax e abdômen são feitas com contraste para que haja melhor visualização das estruturas e seja possível distinguir facilmente os diferentes tipos de tecidos.